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Artigos sobre Gestão, Análise e Automação de Crédito

IMPLANTANDO UM SOFTWARE DE ANÁLISE DE CRÉDITO: LIÇÕES APRENDIDAS


Alexandre Marinho


Ao longo de mais de 20 anos a SIACorp implantou o CreditFlow, sua Solução de Automação de Crédito, em um grande número de Bancos e Indústrias. Um projeto desta natureza requer um forte envolvimento das Áreas de Crédito e Comercial, além do comprometimento da alta gestão da empresa. Adicionalmente, dependendo do valor do crédito solicitado, o próprio Software de Análise de Crédito pode calculá-lo de forma autônoma. Ou seja, o Sistema pode ter sua própria alçada de aprovação, de forma que até o valor desta alçada as operações sejam aprovadas automaticamente.

AUTOMAÇÃO DE POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS EM UM SOFTWARE DE ANÁLISE DE CRÉDITO


Um Software de Análise de Crédito deve possibilitar a automação de políticas e procedimentos, garantindo que os representantes comerciais colham todas as informações requeridas, de forma a munir os Analistas de Crédito de toda a informação necessária para a emissão de seu parecer, com a definição do Rating e do Limite Sugerido para o cliente que está sendo analisado. tes de um Sistema de Análise de Crédito é o cálculo do Rating do cliente e do valor ou limite sugerido para operar com ele. Para calcular o Rating de Crédito, um Software de Análise de Crédito deve levar em consideração aspectos qualitativos e quantitativos, incluindo informações levantadas pela área comercial, informações de contas a receber (carregadas a partir de integrações com os Sistemas de ERP), Restrições, Indicadores de Balanço (caso existam) entre outras.

LIÇÕES APRENDIDAS NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ANÁLISE DE CRÉDITO


Ao longo de mais de 35 anos, 20 dos quais na SIACorp, tenho implantado o Sistemas de Automação de Crédito, em diversos Bancos e Indústrias, no Brasil e em diversos países da América Latina. Esta bagagem nos ensinou várias lições que compartilhamos aqui com vocês. Vamos a elas:

1 - Envolver Representantes do Departamento Comercial no Projeto


É fundamental envolver a Área Comercial, idealmente com Representantes Comerciais fazendo parte do time do Projeto. Este aspecto é muito importante. Caso os representantes comerciais não sejam envolvidos no processo, podem vir a criar objeções na utilização do Software, eventualmente afirmando que terão que pedir mais informações ao cliente e que isso poderia engessar o processo. O envolvimento da Área Comercial garante o “Buy-In” de seus usuários com relação ao projeto e seu comprometimento com relação aos seus resultados.

2 - Obter o Comprometimento da Alta Administração no Projeto


É de extrema importância obter o comprometimento da Alta Administração da Empresa no Projeto. A implantação de um Software de Análise de Crédito automatizado, substituindo processos manuais envolvendo e-mails, pdfs e planilhas pode gerar alguma resistência dos usuários, que passam a trabalhar de uma forma mais padronizada. Neste caso, as diretrizes estabelecidas pela Alta Administração dão credibilidade à implantação de Sistemas desta natureza.

3 - Implantar os Módulos do Sistema de Análise de Crédito em Etapas


Um Sistema de Análise de Crédito deve contar com diversos módulos, incluindo workflow (esteira de crédito e controle de alçadas), cálculo de rating e credit scoring, análise de balanços, integração a Sistemas de ERP e Birôs de Crédito, etc. Nossa experiência mostra que é muito mais efetiva a implantação destes módulos em etapas, garantindo “quick wins”, ou “vitórias rápidas”, uma vez que a implantação de cada módulo individualmente constuma ser muito mais rápida.

4 - Monitorar Continuamente a Aderência dos Modelos


Modelos de Rating e Credit Scoring devem ser continuamente monitorados, uma vez que os cenários de mercado estão em constante mutação. Desta forma é fundamental verificar aderência das premissas envolvidas e a importância relativa de cada variável utilizada nos modelos de rating, verificando o comportamento de pagamento dos clientes da carteira. Matrizes de migração são ferramentas bastante utilizadas para esta finalidade.

Alexandre Marinho Presidente da SIACorp e atua há mais de 40 anos em Tecnologia da Informação e há mais de 30 implantando Sistemas de Automação de Crédito

Sobre a SIACorp

Atuando desde 1998 na Implementação de Sistemas de Automação de Crédito, a SIACorp é a Empresa com maior número de implantações de Sistemas de Análise de Crédito do Brasil. Para saber mais sobre a Solução CreditFlow, ferramenta voltada para a automação dos processos de Originação, Análise, Aprovação e Gestão de Risco de Crédito, clique aqui para agendar uma demonstração em compromisso !